LLM em Direito Tributário

Geral

Descrição do programa

As leis tributárias se tornaram cada vez mais complexas no último século. Mais e mais medidas anti-elisão foram recentemente introduzidas para restringir a eficácia das estruturas de evasão fiscal, aumentando assim o volume de provisões fiscais aplicáveis às transações comerciais cotidianas. O Mestrado em Direito Tributário é uma qualificação estruturada destinada a fornecer aos candidatos uma compreensão aprofundada do núcleo fiscal, bem como o desenvolvimento de leis fiscais na África do Sul e na comunidade internacional.

A duração mínima deste grau é de dois anos e é oferecida em regime de tempo parcial. Aulas ou seminários nos módulos ensinados são apresentados à noite nos dias úteis das 18h00 às 20h00 (um seminário por semana por módulo). A próxima entrada de estudantes será em fevereiro de 2018. Em geral, para ser admitido, os alunos devem ter atingido uma média de pelo menos 65% para os sujeitos da lei em seu grau LLB. Além disso, a nota do candidato para o Direito Tributário no nível de graduação será levada em conta.

Esta qualificação consiste em uma pequena dissertação sobre um tópico de Direito Tributário, juntamente com os três módulos ensinados a seguir:

Direito Tributário: princípios básicos (primeiro semestre)

Os tópicos que serão abordados incluem: uma introdução ao Direito Tributário e conceitos fiscais, uma visão geral do sistema tributário sul-africano e a Lei do Imposto de Renda nº 58 de 1962, uma análise dos princípios gerais de determinação do lucro tributável que gera renda bruta, isenções, admissibilidade deduções e prejuízos apurados, uma introdução ao tratamento fiscal das deduções de capital e dedutibilidade das perdas apuradas; uma análise aprofundada dos princípios fiscais aplicáveis à negociação de ações; uma análise detalhada da tributação das empresas, especificamente tributação de dividendos e operações de reorganização societária; uma visão geral das regras fiscais aplicáveis a entidades especiais, tais como parcerias, fundos de investimento, pequenas empresas e microempresas, e uma análise do Oitavo Programa do Imposto de Renda sobre a tributação de ganhos de capital.

Este módulo é apresentado pelo professor Thabo Legwaila e palestrantes convidados.

Impostos indiretos e administração tributária (segundo semestre de 2018)

Este módulo destina-se a preencher a lacuna enfrentada pelos advogados e profissionais que, ao estudarem impostos, tendem a se concentrar nos principais aspectos dos impostos, como imposto de renda e impostos internacionais, e dedicam menos atenção a aspectos como administração tributária e impostos sobre transações diversas. . Como resultado, este módulo cobre impostos específicos que afetam as transações comerciais de pessoas físicas e jurídicas. Este módulo abrangerá os seguintes impostos: imposto sobre doações, imposto sobre transferência de valores mobiliários, imposto sobre valor agregado, impostos sobre empregados, bem como a logística dos impostos provisórios. O tema da administração tributária será coberto por meio de uma exploração e análise aprofundadas da Lei de Administração Tributária 28 de 2011.

Este módulo é coordenado pelo professor Thabo Legwaila e apresentado por ele em conjunto com vários palestrantes convidados. Os alunos só podem se inscrever para este módulo se tiverem passado no módulo Lei Tributária: Princípios Básicos.

Imposto internacional (segundo semestre de 2019)

Os tópicos que serão cobertos incluem os princípios básicos do imposto internacional, a jurisdição dos países às bases fiscais e residenciais da tributação, tributação de indivíduos e estrangeiros na África do Sul, tributação de empresas e dividendos, implicações fiscais do financiamento transfronteiriço, retenção na fonte impostos sobre dividendos, juros, taxas de serviços e royalties, acordos de dupla tributação, tributação de ganhos e perdas cambiais, legislação de sociedades estrangeiras controlada, bem como preços de transferência e subcapitalização. O módulo também explorará a evasão fiscal internacional e as iniciativas internacionais de combate à evasão, como a iniciativa Base Erosion and Shit Shifting (“BEPS”) da OCDE.

Este módulo é apresentado pelo professor Thabo Legwaila e vários palestrantes convidados. Os alunos só podem se inscrever para este módulo se tiverem passado no módulo Lei Tributária: Princípios Básicos.

Para mais informações e consultas sobre os requisitos de entrada, datas de encerramento e o procedimento de inscrição, bem como a substância do curso, entre em contato com o corpo docente:

Sra. P Magongoa: Auckland Park Kingsway Campus
Tel: 011 559 3843, Email: phaladim@uj.ac.za, Web: www.uj.ac.za/law

Registro e datas de início

As inscrições começam em janeiro e são realizadas palestras em fevereiro para os cursos de graduação e pós-graduação.

Todos os programas de pesquisa para mestrado e doutorado podem ser registrados ao longo do ano.

Data de término: a acadêmica começa em janeiro e termina em dezembro. O prazo final do programa é determinado pela duração do programa.

Última actualização Mar. 2020

Sobre a instituição de ensino

Vibrant, multicultural and dynamic, the University of Johannesburg (UJ) shares the pace and energy of cosmopolitan Johannesburg, the city whose name it carries. Proudly South African, the university i ... Leia mais

Vibrant, multicultural and dynamic, the University of Johannesburg (UJ) shares the pace and energy of cosmopolitan Johannesburg, the city whose name it carries. Proudly South African, the university is alive down to its African roots, and well-prepared for its role in actualising the potential that higher education holds for the continent’s development. Ler Menos