Apresentação

No atual contexto, desafiante e em constante evolução, a capacidade para compreender a complexidade e dinamismo da realidade requer uma abordagem multidisciplinar. O Mestrado em Direito e Gestão vem dar uma resposta clara a esta necessidade de mercado, oferecendo uma oportunidade única para formar profissionais com conhecimentos sólidos em ambos os domínios.

Esta área representa a primeira incursão da nossa Faculdade em formação interdisciplinar ao nível do mestrado e tem por objetivo formar profissionais habilitados a responder às necessidades de uma organização em termos globais, preparando-os não só para identificar e propor soluções para as questões da organização, mas também para decidir e executar.

Foi pensada para os profissionais que exerçam a sua atividade ligada às empresas ou outras organizações, bem como para quem pretenda exercer (ou exerça efetivamente) a advocacia de negócios ou a consultadoria a empresas e, naturalmente, para os juristas de empresa.

À formação profunda na área jurídica no âmbito empresarial, este Mestrado vem juntar o desenvolvimento de capacidades importantes na área da compreensão das empresas, da sua envolvente externa, e de algumas das principais áreas da sua gestão, como sejam as finanças empresariais, a estratégia, o marketing e a gestão de pessoas. O resultado são profissionais preparados para enfrentar de forma eficaz uma grande variedade de desafios. Pelo profundo diálogo que proporciona entre o Direito e a Gestão, este Mestrado vem sem dúvida formar profissionais mais informados e multifacetados, capazes de abordagens bem sucedidos aos desafios da realidade atual.

São admitidos candidatos titulares de qualquer licenciatura.

Saídas Profissionais

A formação em Direito fornece habilitação para todas as profissões jurídicas clássicas, como a advocacia, a magistratura judicial, a magistratura do Ministério Público, os registos e notariado e a solicitadoria. Habilita também para as novas profissões ligadas à mediação, como a mediação e arbitragem comercial, a mediação criminal e familiar, a mediação em conflitos de consumo, etc.

A formação jurídica permite ainda a exercício de funções nas várias polícias (PJ, PSP, GNR, SEF, GF, SIS), na administração central, regional e local do Estado, incluindo o exercício de funções diplomáticas e da própria função política.

Também é comum encontrar juristas nas sociedades de auditoria, nas empresas (mesmo na área da gestão), no jornalismo, no ensino, em associações e fundações e em organizações internacionais (ONU, BEI, FMI, instituições comunitárias, Organizações Não Governamentais).

Plano de Estudos

Semestre de inverno

  • Negociação e Celebração de Contratos
  • Finanças Empresariais
  • Gestão e Estratégia Empresarial
  • Capitalização e Financiamento de Sociedades por Quotas e Anónimas (Seminário)*
  • Novos Rumos do Direito das Sociedades: o Poder e os Poderes dos Sócios (Seminário)*
  • Disciplina Opcional Jurídica

Semestre de verão

  • Sociedades Comerciais (Responsabilidade)
  • Mercados Financeiros
  • Gestão de Pessoas
  • Economia da Empresa (Seminário)
  • Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Seminário)*
  • Seguro de Responsabilidade Civil de Administradores e de Membros do Órgão de Fiscalização (Seminário)*
  • Marketing (Seminário)**
  • Normativo Contabilístico (Seminário)**

* Dos quatro seminários jurídicos propostos, o aluno deve escolher pelo menos dois, podendo substituir os outros dois por unidades curriculares correspondentes a 6 ECTS das seguintes áreas do Mestrado em Direito: Direito da Empresa e dos Negócios, Direito Fiscal ou Direito do Trabalho.

** Seminários alternativos

Mobilidade

Estágios Internacionais

A Escola de Direito está fortemente empenhada em proporcionar aos seus estudantes a formação abrangente e qualificadora que resulta de experiências de mobilidade internacional. Neste contexto, incentiva e promove a realização de várias modalidades de estágios internacionais, em função dos objetivos e do perfil do estudante, enquadrados no âmbito do Programa Erasmus+, Mobilidade Livre ou do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os estudantes que realizem estes estágios poderão beneficiar, para o efeito, de uma bolsa Erasmus+, se o estágio for realizado em país abrangido por este programa (v.g., Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Macedónia, Turquia), assim como de uma eventual redução das propinas durante o período de mobilidade.

O reconhecimento destes estágios decorre de inscrição em suplemento ao diploma, quando não lhes for reconhecido valor curricular. Todos os estudantes inscritos no 2.º ciclo da Escola de Direito podem candidatar-se às seguintes modalidades de estágios internacionais:

Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mobilidade de estudantes para as representações diplomáticas portuguesas (embaixadas, missões, consulados do Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros), podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios para Investigação

Mobilidade dirigida à investigação para a dissertação de mestrado, a realizar após o términoda parte letiva, numa instituição de ensino superior, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 5 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios para Recém-Graduados

Mobilidade de recém-graduados para realização de estágio em contexto profissional diversificado, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses, a realizar após a conclusão do mestrado, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Estágios de Verão

Mobilidade de estudantes em contexto profissional ou universitário, com a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, podendo beneficiar de uma bolsa Erasmus+.

Programa ministrado em:
  • Portuguese (Portugal)

Veja 4 mais cursos em Universidade Católica Portuguesa - Porto Campus Law School »

Última actualização Dezembro 23, 2018
Este curso é No campus
Start Date
Duration
2 semestres
Meio período
Tempo integral
Deadline
Por locais
Por data
Start Date
End Date
Prazo de inscrição