Mestrado em Estudos Jurídicos Europeus

Geral

Descrição do programa

Introdução ao programa

O Centro Europeu de Juízes e Advogados - a Antena do Luxemburgo do Instituto Europeu de Administração Pública ( EIPA ) - oferece um programa de pós-graduação de dois anos conducente ao grau de mestrado em Estudos Jurídicos Europeus. Desde 2010, é oferecido como um programa misto de e-learning, combinando palestras presenciais, sessões de e-learning e ensino à distância.

Este Mestrado é um programa de estudo verdadeiramente internacional oferecido em parceria com a Université de Lorraine na França. Os participantes que concluírem com sucesso o programa são premiados com um mestrado em Francês: Master en études européennes - spécialité Droit de la construction européenne, ministrado pela University of Lorraine.

Objetivos do programa

O programa destina-se a atingir dois objectivos principais: fornecer um enquadramento inicial às questões fundamentais subjacentes ao processo de integração europeia e oferecer uma especialização progressiva e crescente no vasto domínio do direito europeu, com vista a permitir aos estudantes lidar com questões jurídicas. de uma maneira prática.

O foco legal do programa está no âmbito mais amplo da integração europeia, abordando também os diferentes aspectos econômicos e políticos do processo de integração e considerando devidamente suas implicações jurídicas e práticas.

Metodologia

O programa abrange dois anos e é baseado em uma combinação de metodologias de ensino. Primeiro, os alunos participam de palestras e tutoriais presenciais usando métodos educacionais interativos, como trabalho em grupo, estudos de caso, exercícios de simulação e aprendizado de solução de problemas. Em segundo lugar, é oferecido um conjunto de ferramentas de aprendizado baseadas na Web, como tutoriais de áudio e vídeo, palestras de conferências pela Web, tarefas e testes on-line. Por fim, os alunos são convidados a participar de um aprendizado à distância orientado. A participação é obrigatória para poder fazer os exames. O curso presencial ocorre em quatro finais de semana acadêmicos por semestre acadêmico, quando os alunos se reúnem de sexta-feira à tarde até o almoço de domingo. Estes fins de semana são complementados por trabalho on-line e auto-estudo, proporcionando aos alunos uma excelente oportunidade para ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a lei e como ela funciona na prática.

Em virtude da plataforma de e-Learning 'Campus' - MELS, os estudantes recebem regularmente material didático atualizado, incluindo extratos de legislação, jurisprudência e referências de literatura recomendada, concebidas para estruturar e complementar seu estudo.

Este programa é para você?

O programa destina-se principalmente a funcionários públicos, funcionários da UE, advogados e outros peritos jurídicos, bem como outros profissionais e diplomados interessados ​​no direito europeu. Nenhum grau anterior em lei é necessário para participar do programa. Os cursos são realizados em inglês e francês, embora o conhecimento ativo seja necessário apenas para um desses idiomas.

Perspectivas de carreira

O Mestrado em Estudos Jurídicos Europeus é um instrumento de grande valor para formar os participantes no desenvolvimento de suas respectivas carreiras profissionais. Por exemplo, os graduados podem usá-lo como um trampolim para entrar em organizações internacionais e europeias, enquanto aqueles que já trabalham como funcionários da UE podem usar seu diploma para avançar em sua carreira dentro da administração da UE. O grau também permite que os participantes que já trabalham como advogados pratiquem nas várias áreas do direito europeu. Por último, o diploma também pode permitir aos licenciados uma carreira profissional numa vasta gama de administrações nacionais, bem como associações e empresas europeias (consultores, federações europeias, grupos de interesses, representações territoriais em Bruxelas, etc.) envolvidas no processo. vários aspectos e facetas do processo de integração europeia.

Estrutura do programa

Os estudos de mestrado são estruturados sob a forma de um programa de 2 anos. O primeiro ano fornece aos alunos uma introdução ao campo dos estudos europeus (introdução à geopolítica europeia, história do processo de integração europeia, etc.). Nessa base, a dimensão jurídica do processo de integração europeia é progressivamente desenvolvida através de cursos substanciais sobre o sistema constitucional e jurídico da UE (direito institucional, procedimentos de decisão da UE, sistema judicial da UE, etc.), o Parlamento Europeu. Mercado Interno e os aspectos fundamentais do direito económico europeu (direito da concorrência, sociedade da UE e direito fiscal, etc.).

No segundo ano lectivo, depois de considerar uma série de outros aspectos fundamentais dentro do núcleo jurídico da UE, e que se originaram como políticas de acompanhamento do Mercado Interno (lei de propriedade intelectual, lei de defesa do consumidor, lei ambiental, etc.), a atenção muda para o acervo jurídico já existente noutros domínios, incluindo a política externa e de segurança comum, o domínio da justiça, liberdade e segurança e protecção dos direitos humanos a nível da UE. A implementação prática do direito europeu, tanto a nível europeu como nacional, também se apresenta neste segundo ano.

Os alunos concluem este segundo ano e o programa de mestrado com a redação de uma tese de mestrado, sob a supervisão de um tutor escolhido por eles, dentre a equipe docente, sobre um tema de sua escolha.

Exames

Os alunos são obrigados a fazer exames no final de cada semestre. Alguns exames podem ser substituídos por outros cursos provisórios.

Cadastro

As inscrições serão abertas em breve.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site da EIPA : www. EIPA .eu / mels

Última actualização Nov. 2018

Sobre a instituição de ensino

Established in Maastricht in 1981 and having centres in Luxembourg and Barcelona, the European Institute of Public Administration (EIPA) is Europe's leading centre of excellence on European integratio ... Leia mais

Established in Maastricht in 1981 and having centres in Luxembourg and Barcelona, the European Institute of Public Administration (EIPA) is Europe's leading centre of excellence on European integration and the new challenges for public management. Ler Menos