Mestrado em Sistema de Justiça Criminal

Geral

Descrição do programa

O sistema de justiça criminal constitui o campo em que a resolução de conflitos gerados pela criminalidade é veiculada, tanto nacional como internacionalmente. Compreende um conjunto de instituições conduzidas por profissionais treinados em diferentes disciplinas científicas que não encontraram oferta abrangente de treinamento no mapa tradicional de diplomas oficiais.

Este mestrado - que já atingiu sua 10ª edição - incorpora um firme compromisso com a formação abrangente de futuros profissionais e pesquisadores na área do sistema de justiça criminal. Visa o treinamento transdisciplinar em todas as disciplinas integradoras que integram ciências criminais. Este é o único mestrado existente na área geográfica espanhola em que são abordadas as análises aprofundadas das disciplinas jurídicas e de base mais empírica relacionada ao fenômeno criminal. Precisamente o próprio mestrado, o sistema de justiça criminal , foi retirado de referências internacionais consolidadas - como os estudos de pós-graduação da Universidade de Massachusetts ou da Universidade de Leicester - nos quais o “sistema de justiça criminal” qualificado é usado para remeter a abordagem interdisciplinar para os aspectos envolvidos na referida atividade.

Para atingir esse objetivo, juristas e criminologistas de quatro universidades espanholas diferentes, coordenadas pela Universitat de Lleida , uniram forças para permitir essa oferta de ensino. Assim, juntamente com a Universitat de Lleida , esse título é ensinado por membros da Universidade Rovira i Virgili, Universidade Jaume I de Castelló e Universitat d'Alacant.

O Mestrado em Sistema de Justiça Criminal segue uma metodologia de ensino semi-facial . Cada um dos dois semestres começa com um bloco de ensino em sala de aula, que tem uma duração de duas semanas no caso do módulo principal (primeiro semestre) e uma duração de quatro dias no módulo eletivo (segundo semestre). Estes dias seguem a conclusão de atividades online semanais para cada um dos módulos.

Por que estudar?

O principal objetivo do mestrado é oferecer treinamento especializado que integre os diversos conteúdos disciplinares que convergem no sistema de justiça criminal, objetivo que corresponde à necessidade de treinamento abrangente para aqueles que desejam orientar sua atividade profissional ou científica nessa área. Pretende conceder treinamento especializado e integral aos graduados em Direito, criminologia, psicologia, sociologia, ciências políticas e outras ciências sociais relacionadas ao crime nas diferentes disciplinas configurativas do sistema de justiça criminal, basicamente integradas pelo direito penal substantivo, o processo criminal , criminologia e vitimologia.

A abordagem completa das disciplinas do sistema de justiça criminal acima mencionada visa, além de oferecer uma visão geral aos futuros profissionais deste campo, aprofundar e complementar o conhecimento parcialmente assimilado com alguns estudos de graduação - basicamente Direito e Criminologia ao abordar esses assuntos.

Por ser um mestrado acadêmico, mas também um mestrado orientado para a pesquisa, juntamente com o aprofundamento no estudo de assuntos como direito penal substantivo, procedimentos criminais, criminologia - basicamente teorias da criminalidade - e vitimologia , destina-se a treinar os alunos também a partir do aspecto da metodologia de pesquisa. Assim, o objetivo é também proporcionar a eles conhecimentos e habilidades metodológicas que, além de permitirem realizar o primeiro trabalho de pesquisa no mestrado, os introduzam na realização de uma tese de doutorado.

Aplicações Profissionais

O mestrado forma especialistas em sistema de justiça criminal, por isso fornece ferramentas para o desenvolvimento de profissões relacionadas às seguintes áreas:

  • o processo criminal formal (juízes, promotores, advogados ou psicólogos forenses, entre outros)
  • justiça restaurativa e mediação criminal
  • serviços e organizações para vítimas
  • execução de sanções penais (como criminologistas nas prisões)
  • pesquisadores em disciplinas científicas relacionadas ao sistema de justiça criminal

O mestrado permite o início da investigação, permitindo a integração nos programas de doutorado relacionados ao sistema de justiça criminal oferecidos pelas quatro universidades que oferecem o diploma.

Perfil do estudante

As pessoas interessadas neste mestrado podem vir de uma ampla variedade de especialidades:

  • Licenciado em direito ou criminologia. Licenciado em Direito ou Criminologia ou diploma em Criminologia.
  • Licenciatura em outros cursos membros do ramo das ciências sociais - como a graduação em Psicologia, Sociologia ou Ciência Política - relacionada, embora tangencialmente, com o estudo do sistema de justiça criminal
  • Atividade profissional relacionada ao sistema de justiça criminal, no campo das profissões jurídicas ou prisão técnica, judicial, policial ou equipes ou equipes de jovens ou de execução.

A fim de garantir um nível básico de conhecimento nas disciplinas principais que fazem parte do Módulo I, para os graduados que não cursam Direito ou Criminologia , um teste de admissão pode ser realizado. Isso visa garantir a existência de um nível mínimo nas disciplinas básicas do mestrado em cujo estudo ele será abundante, ou porque esse nível foi provado ter sido alcançado através do grau de acesso - diplomas em Direito e Criminologia - já demonstrados ao passar em um teste nível em que esses conhecimentos mínimos não constituem conteúdo essencial de outros possíveis graus de origem - psicologia, sociologia ou ciência política, entre outros -.

Requisitos de admissão - Vias de acesso

Antes de iniciar o pré-registro, verifique se você atende aos requisitos de admissão ao programa de mestrado em que está interessado e consulte os documentos necessários para o pré-registro.

De acordo com as disposições do Regulamento Acadêmico da Universidade oficial de Graus e do Mestrado da UdL, as rotas de acesso são:

  1. Diploma universitário oficial espanhol. (Bacharelado, Engenharia, Arquiteturas, Engenharia Técnica, Arquiteturas Técnicas e Graus)
  2. Diploma universitário estrangeiro certificado
  3. Qualificação não aprovada, mas com um nível de treinamento equivalente ao grau de espanhol e desde que no país que emite o diploma, permita o acesso a estudos de pós-graduação

critérios de selecção

Para acessar o mestrado, é necessário ter concluído os estudos universitários que possibilitam a inscrição no mestrado, ou seja, direito, criminologia, psicologia ou ciência política, bem como a conclusão de outros estudos de mestrado no campo das ciências sociais que estão relacionados ao sistema de justiça criminal. O conhecimento menos básico de alguns dos assuntos relevantes é necessário.

Os pedidos prioritários serão dados a estudantes de direito ou criminologia. No caso de haver mais inscrições do que vagas, será levada em consideração a nota média do registro do aluno que aparece no certificado acadêmico oficial do grau que dá acesso aos estudos de mestrado.

Última actualização Dez. 2019

Sobre a instituição de ensino

The main aim of the University of Lleida is the education of its students. We provide high standards of teaching with quality services throughout the university community that reach society beyond the ... Leia mais

The main aim of the University of Lleida is the education of its students. We provide high standards of teaching with quality services throughout the university community that reach society beyond the campus gates. Students make up most of the UdL community, and our objective is to ensure that they enjoy the teaching and learning processes involved. Ler Menos